terça-feira, 25 de maio de 2010

O que Visitar - Museus

Museu do Mar
Este espaço museológico abriu em 1992, perto da Cidadela. Evoca o penúltimo rei português, D. Carlos I, que foi um dos pioneiros da oceanografia portuguesa, levando a cabo uma série de campanhas científicas a bordo do seu iate pessoal, até 1908. O Museu encontra-se dividido em história natural (conchas, fósseis, peixes, etc), etnologia (indumentária dos pescadores de Cascais, modelos de barcos), arqueologia subaquática e história dos naufrágios marítimos nos estuários do Tejo e do Sado.

Museu do Mar - Rei D. Carlos
Rua Júlio Pereira de Mello, 2750 Cascais
Tel: 214815906
Fax: 214836268
museumar@cm-cascais.pt

Horário
3ª feira a Domingo - das 10h às 17h; Encerra segundas-feiras, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro


Museu Condes de Castro Guimarães
A construção da Torre de S. Sebastião, actual Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, data do início do século XX e foi mandada edificar pelo aristocrata Jorge O'Neil. Obra notável da arquitectura romântica, a Torre de S. Sebastião fascina pela mistura de estilos e por um envolvente misticismo que faz imaginar histórias de outros tempos...
Em 1910, o palácio foi vendido aos Condes de Castro Guimarães que, após procederem a algumas alterações, passaram a habitá-lo grande parte do ano. O bom gosto do casal reflectiu-se na aquisição de peças de arte e mobiliário representativos de várias épocas, assim como o seu interesse pela cultura se fez sentir com a compra de dois dos elementos mais significativos do acervo do actual Museu: um órgão neo-gótico, construído de encomenda para o Conde e a valiosa Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão.
Os Condes usufruíram pouco tempo deste magnífico palácio. Quando faleceu, em 1927, o Conde deixou, em testamento, a casa e propriedade ao Município de Cascais, para que nelas fosse constituída uma Casa-Museu e Jardim Público.
O Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães foi oficialmente inaugurado a 12 de Julho de 1931, tendo sido durante largos anos o único existente no concelho de Cascais.

Museu Condes de Castro Guimarães
Av. Rei Humberto II de Itália
Parque Marechal Carmona,
2750 Cascais
Tel: 214815304
mccg@cm-cascais.pt

Horário:
De 3ª a 6ª feira das 10h às 17h00
Sábados e domingos das 10h às 13h00 e das 14h às 17h00.
Encerra à 2ª feira e dias 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro


Casa das Histórias Paula Rego
Em 2006, Paula Rego escolheu Cascais para a construção da "sua" Casa das Histórias, um museu com projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura, que irá exibir um conjunto significativo da sua obra gráfica e algumas obras do marido, Victor Willing, artista e crítico de arte, falecido em 1988.
A Casa das Histórias Paula Rego, que a artista almeja que venha a ser um espaço “divertido, despretensioso, vivo, cheio de alegria e de muitas maldades”, apresenta como missão o conhecimento e a fruição da obra de Paula Rego e das suas ligações artísticas. Procurando prestar um serviço cultural de excelência, através da exposição rotativa da colecção, de um serviço educativo activo e dinâmico e de uma programação paralela diversificada, este novo equipamento cultural pretende reforçar não apenas o tecido museológico português da arte contemporânea, mas também, e sobretudo, inscrever-se no circuito internacional da arte e dos seus públicos.
O equipamento tem uma implantação cuidada, conseguindo através de uma fragmentação volumétrica – tanto na forma, como em altura – manter as árvores de maior relevância da Parada. Em termos programáticos contará com cerca de 750m2 de áreas de exposição permanente e temporária, cafetaria, loja, livraria e um auditório com capacidade para 200 lugares.

Casa das Histórias Paula Rego
Diariamente das 10h às 22h00
Entrada gratuita
Av. da República, 300
2750-475 Cascais
Tel: +351214826970
www.casadashistoriaspaularego.com

Horário
Todos os dias das 10h às 20h


Museu da Música Portuguesa – Casa Verdade de Faria
Em finais do século XIX, assiste-se ao aparecimento de pequenos palácios, integrados na denominada Arquitectura de Veraneio que deixou uma marca própria no desenho urbanístico do concelho de Cascais.
Jorge O'Neill tinha vendido o edifício onde hoje está instalado o Museu - Biblioteca do Conde de Castro Guimarães quando, em 1918, mandou construir, no Monte Estoril, a "Torre de São Patrício", actual Casa Verdades de Faria.
O projecto foi desenhado por Raul Lino e o seu interior decorado com estuques pintados, vitrais e azulejos setecentistas.
Por volta de 1942, Enrique Mantero Belard adquire a Torre de S. Patrício, imprimindo algumas alterações na casa e no jardim. A sua mulher, Gertrudes Verdades de Faria, apaixonada por Arte, promovia reuniões sociais e serões culturais, tendo exercido um importante trabalho de apoio e incentivo a profissionais do mundo artístico.

Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria
Av. de Sabóia, n.º 1146
Monte Estoril
2765 -580 Estoril
Tel: 214815901/02/03/04
E-mail: mmp@cm-cascais.pt
Site: http://mmp.cm-cascais.pt

Visitas ao Museu
De 3ª feira a domingo das 10h às 13h00 e das 14h às 17h00
Reservas Visitáveis
4ª e 6ª feira, sábados e domingos das 14h às 17h00
Centro de documentação
5ª e 6ª feira das 10h às 13h00 e das 14h às 17h00

Sem comentários:

Enviar um comentário